Desfrute.net - A Palavra de Deus como nosso alimento diário Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade - 1 Timóteo 2:3-4

Canais

· Página Inicial

· Artigos

· Dicionário Bíblico

· Weblog

· Guia de Sites

· Livro de Visitas


Sobre o Site

· Cremos que...

· Nossa visão

· Desfrute!?


Etc

· Contate-nos

· Mapa do Site

Sobre o texto
Seção
Dicionário Bíblico

Publicado em
14-10-2002

Versão para Imprimir

Enviar por email

Comente!

Penhor

ARABÔN: penhor, garantia; pagamento inicial; antegozo; arras.

"...fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória" (Efésios 1:13b-14)

O Espírito Santo é o penhor da nossa herança. A palavra grega traduzida para "penhor" em Ef 1:14 também significa: antegozo; garantia; pagamento de sinal, garantindo o pagamento total; pagamento parcial antecipado. Uma vez que somos herança de Deus, o Espírito Santo é um selo sobre nós. Como Deus também é nossa herança, o Espírito Santo é um penhor dessa herança para nós. Deus nos dá Seu Espírito Santo não apenas como uma garantia da nossa herança, mas também como um antegozo daquilo que vamos herdar de Deus.

Nos tempos antigos, a palavra para penhor era usada em aquisições de terras. O vendedor dava ao comprador uma amostra do solo, retirada da terra que estava sendo comprada. Portanto, um penhor, segundo o uso antigo da palavra grega, era também uma amostra. O Espírito Santo é uma amostra daquilo que herdaremos plenamente de Deus.

A palavra grega para "penhor" é algo parecuda com o sinal de pagamento (entrada), que indica boa fé e é uma garantia dos pagamentos seguintes. Penhor, arras e garantia - todas estas palavras são quase iguais em significado, todas referindo-se a um pagamento que garante o restante. Mas, além disso, a palavra grega significa: uma amostra, um antegozo. Alguns tradutores preferem a palavra "antegozo". Por desfrutarmos a amostra, temos um antegozo daquilo que está vindo. Suponha que alguém me dê dez peras de seu pomar. Estas peras são uima amostra e um antegozo so produto de todo o pomar. Como aqueles que vão herdar Deus, temos o Espírito Santo como um penhor, garantia, arras, pagamento inicial da nossa herança. Ao mesmo tempo, o Espírito Santo é uma amostra e um antegozo. O antegozo nos dá o sabor de Deus; o desfrute pleno ainda está para vir.

Fonte:
Jornal Árvore da Vida

Versão para imprimir | Enviar por email | Comente!

Participe

Diga-nos o que você achou do Desfrute.net. Envie-nos o seu comentário ou sugestão!"


Leia com Oração

Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

1Timóteo 2:2-4


Gostou do site?
Então recomende!
Todos os direitos reservados.
Para reproduzir conteúdo deste site no todo ou em parte, entre em contato.