Desfrute.net - A Palavra de Deus como nosso alimento diário Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade - 1 Timóteo 2:3-4

Canais

· Página Inicial

· Artigos

· Dicionário Bíblico

· Weblog

· Guia de Sites

· Livro de Visitas


Sobre o Site

· Cremos que...

· Nossa visão

· Desfrute!?


Etc

· Contate-nos

· Mapa do Site

Sobre o texto
Seção
Dicionário Bíblico

Publicado em
03-05-2003

Versão para Imprimir

Enviar por email

Comente!

Santificação

HAGIASMÓS: santidade, santificação.

Santificação não é somente uma questão de posição, ou seja, de ser separado de uma posição comum e do mundo para Deus, como ilustrado em Mateus 23:17,19 (onde o ouro é santificado pelo templo e a oferta, pelo altar, por mudarem sua posição), e 1Timóteo 4:3-5 (onde a comida é santificada pela oração dos santos). Santificação é também uma questão de disposição, isto é, de ser transformado da disposição natural para uma disposição espiritual, como mencionado em Romanos 12:2e 2Coríntios 3:18. Essa é uma questão de um longo processo, começando na regeneração (1Pe 1:2-3;Tt 3:5), passando ao longo de toda vida cristã (Ts 4:3; Hb 12:14; Ef 5:26), e sendo completada por ocasião do arrebatamento, na maturidade de vida(1Ts 5:23).

Em Hebreus 2 e em Romanos 6 a santidade refere-se principalmente à natureza divina de Deus. Santificação é o trabalhar da santidade de Deus para dentro de nosso ser. Isso não é a santificação posicional, é a santificação disposicional. Nessa santificação, Cristo, como o Espírito que dá vida, está saturando todas as partes do nosso ser com a natureza divina de Deus. Isto é o trabalhar da santidade de Deus para dentro de todo nosso ser. Podemos chamar isso de santificação disposicional.

Em Hebreus 2:11 lemos: "Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos um" (VRC). A frase "são todos de um" refere-se à posição ou à disposição? Sem dúvidas, "o que santifica" é Cristo, e "os que são santificados" somos nós. Assim, Cristo e nós somos todos um. A palavra traduzida para "de", na verdade, significa "para fora de". Isso significa que Cristo e nós, o Santificador e os santificados, são todos de uma fonte, um Pai. A fonte certamente não se refere à posição, mas à natureza, à disposição. O Pai é a fonte do Santificador e Ele é a fonte de todos santificados.


Fonte:
Jornal Árvore da Vida

Versão para imprimir | Enviar por email | Comente!

Participe

Diga-nos o que você achou do Desfrute.net. Envie-nos o seu comentário ou sugestão!"


Leia com Oração

Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

1Timóteo 2:2-4


Gostou do site?
Então recomende!
Todos os direitos reservados.
Para reproduzir conteúdo deste site no todo ou em parte, entre em contato.