Desfrute.net - A Palavra de Deus como nosso alimento diário Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade - 1 Timóteo 2:3-4

Canais

· Página Inicial

· Artigos

· Dicionário Bíblico

· Weblog

· Guia de Sites

· Livro de Visitas


Sobre o Site

· Cremos que...

· Nossa visão

· Desfrute!?


Etc

· Contate-nos

· Mapa do Site

Sobre o texto
Seção
Dicionário Bíblico

Publicado em
01-05-2003

Versão para Imprimir

Enviar por email

Comente!

Páscoa

PÁSCOA: do hebraico "pasach", passar sobre.

"Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós" (1Co 5:7- VCR).

A páscoa é uma prefiguração de Cristo. Em 1Coríntios 5:7, Paulo não diz que Cristo é nosso cordeiro; ele diz que Cristo é nossa Páscoa. Cristo não é somente o cordeiro pascal, mas também todos os aspectos da Páscoa. O cordeiro, o pão e as ervas amargas estão todos relacionados com Cristo. Em princípio, portanto, Cristo não é somente o cordeiro da Páscoa, mas é a própria Páscoa.

A palavra Páscoa significa que o julgamento de Deus passa sobre nós. Em Êxodo 12:13 o Senhor diz: "Vendo eu o sangue, passarei por cima de vós" (IBB-Rev). O nome próprio Páscoa (em inglês: Passover ) tem sua origem nas palavras "passar sobre" (em inglês: pass over).

Deus passou sobre os filhos de Israel porque o sangue do cordeiro pascal fora aspergido nos umbrais e na verga das portas de suas casas (Êx 12). A eles fora ordenado comer a carne do cordeiro em suas casas. Isso indica que a casa com o sangue nas portas deveria ser a cobertura sob a qual e na qual poderiam comer a carne do cordeiro da Páscoa. Quando Deus viu o sangue, Ele passou sobre os filhos o de Israel. Portanto, esse passar por cima foi devido ao sangue aspergido.

Por meio do apóstolo Paulo, entretanto, vemos que a Páscoa está relacionada não apenas ao sangue, mas ao próprio Cristo. Estritamente falando, dizer que estamos debaixo do sangue, não é bíblico. Essa frase não é encontrada no Novo Testamento. Mas o Novo Testamento diz repetidamente que estamos em Cristo. De acordo com 1Coríntios 1:30, estarmos em Cristo é algo proveniente de Deus. Porque estamos em Cristo, Ele próprio torna-se a nossa Páscoa. Isso significa que, antes de Cristo ser nossa Páscoa, Ele primeiramente tem de ser nossa cobertura. Nossa cobertura hoje não é o sangue; é Cristo. Em Êxodo 12 a Páscoa estava baseada no sangue. Mas hoje está baseada em Cristo. Eis a razão por que Paulo disse que Cristo é a nossa Páscoa.

Fonte:
Jornal Árvore da Vida

Versão para imprimir | Enviar por email | Comente!

Participe

Diga-nos o que você achou do Desfrute.net. Envie-nos o seu comentário ou sugestão!"


Leia com Oração

Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

1Timóteo 2:2-4


Gostou do site?
Então recomende!
Todos os direitos reservados.
Para reproduzir conteúdo deste site no todo ou em parte, entre em contato.