Desfrute.net - A Palavra de Deus como nosso alimento diário Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade - 1 Timóteo 2:3-4

Canais

· Página Inicial

· Artigos

· Dicionário Bíblico

· Weblog

· Guia de Sites

· Livro de Visitas


Sobre o Site

· Cremos que...

· Nossa visão

· Desfrute!?


Etc

· Contate-nos

· Mapa do Site

Sobre o texto
Seção
Dicionário Bíblico

Publicado em
29-03-2003

Versão para Imprimir

Enviar por email

Comente!

Propiciação

HILASMOS: aquilo que propicia, isto é, o sacrifício que propicia. [1Jo 2:2; 4:10]

HILASKOMAI: apaziguar, pacificar, reconciliar alguém, satisfazendo a exigência de outro. Isto é propiciar. [Hebreus 2:17]

HILASTERION: tampa, cobertura (é o lugar onde se faz a propiciação)
[Hb 9:5; Rm 3:25]

*************

"e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro." ( 1João 2:2)

A palavra grega para propiciação aqui é hilasmos. O nosso advogado é a nossa própria propiciação, a oferta que nos traz a paz, que nos reconcilia com o ofendido, Deus! O Senhor Jesus é o sacrifício propiciatório pelos nossos pecados.

*************

"Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo." (Hebreus 2:17)

Ele, o Senhor Jesus, então faz o hilaskomai. O Senhor Jesus faz propiciação por nossos pecados para nos reconcilar com Deus, satisfazendo as justas exigências de Deus sobre nós.

*************

"e sobre ela, os querubins de glória, que, com a sua sombra, cobriam o propiciatório. Dessas coisas, todavia, não falaremos, agora, pormenorizadamente." (Hebreus 9:5)

Hislaterion é o "lugar da propiciação"; aqui esta palavra é usada para cobertura, a tampa da arca (traduzida para "trono de misericórdia" na versão King James) no interior do Santo dos Santos. Em Ex 25:16-22 e Lv 16:12-16, a Septuaginta também usa essa palavra para a cobertura da arca.

Resumindo, o Senhor Jesus é quem faz o sacrifício, o qual é Ele mesmo, sendo Ele o lugar onde a oferta (sacrifício) que traz a paz deve ser oferecida.




Fonte:
Estudo Vida - Epístolas de João e Judas - Editora Árvore da Vida

Versão para imprimir | Enviar por email | Comente!

Participe

Diga-nos o que você achou do Desfrute.net. Envie-nos o seu comentário ou sugestão!"


Leia com Oração

Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

1Timóteo 2:2-4


Gostou do site?
Então recomende!
Todos os direitos reservados.
Para reproduzir conteúdo deste site no todo ou em parte, entre em contato.