Desfrute.net - A Palavra de Deus como nosso alimento diário Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade - 1 Timóteo 2:3-4

Canais

· Página Inicial

· Artigos

· Dicionário Bíblico

· Weblog

· Guia de Sites

· Livro de Visitas


Sobre o Site

· Cremos que...

· Nossa visão

· Desfrute!?


Etc

· Contate-nos

· Mapa do Site

Sobre o texto
Seção
Artigos

Publicado em
02-11-2005

Versão para Imprimir

Enviar por email

Comente!

Você é Religioso?

Você é religioso? Por quê? Sabe o que significa a palavra religião? O que a Bíblia diz sobre isto?

Inicialmente, vejamos algumas definições.

O dicionário PRIBERAM diz: "religião: culto prestado à divindade; crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais; fé; reverência às coisas sagradas; observância dos preceitos religiosos; doutrina, sistema religioso; ordem religiosa."

O dicionário AURÉLIO diz: "religião: crença na existência de força ou forças sobrenaturais. Manifestação de tal crença pela doutrina e ritual próprios, devoção."

Buscando a origem, religião é um palavra que veio do latim "religione", como variação da expressão "religare", que significa "religar" ao pé da letra. Assim, "religião" poderia significar a tentativa humana de "religar-se" a suas origens, a seu Criador, a seu passado. Esta palavra acabou sendo adotada para designar qualquer conjunto de crenças, normas e valores que compõem e direcionam o pensamento e comportamento espiritual de determinada pessoa ou conjunto de pessoas.

Mas e a Bíblia? Qual o siginificado da palavra "religião" de acordo com a Bíblia? Em toda a Bíblia, a palavra religião aparece apenas 4 vezes. Leia os versículos abaixo com cuidado. Procure na Bíblia e preste atenção no contexto em que aparecem.

Atos 25:19 "Traziam contra ele algumas questões referentes à sua própria religião e particularmente a certo morto, chamado Jesus, que Paulo afirmava estar vivo."

Atos 26:5 "pois, na verdade, eu era conhecido deles desde o princípio, se assim o quiserem testemunhar, porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da nossa religião."

Tiago 1:26 "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã."

Tiago 1:27 "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo. Vejamos inicialmente"

Repare que em Atos 25 e 26 esta palavra é usada para falar da crença dos Judeus, que eram perseguidores da igreja.

Em Tiago é falado de uma religião vã e de uma religião pura e sem mácula. Ou seja, a religião por si só não significa algo bom, mas precisa de uma adjetivo para qualificá-la.

E pra você? O que é religião? O verdadeiro culto ao Deus está focado em Jesus, puro e sem mácula, incontaminado do mundo.

A Bíblia diz em Colossences 2:8 “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”.

As doutrinas, as formas de organização, os rituais, os regulamentos da religião e os dons miraculosos não podem satisfazer a deus nem cumprir seu propósito. A palavra “evangelho” quer dizer notícias boas, boas novas. Não é uma doutrina, nem um ensinamento, nem uma religião. O Evangelho é uma maravilhosa pessoa: é Cristo.

A religião pode agradar a Deus?

Muitas vezes tentamos “dar uma mãozinha” para o Senhor, tentando religiosamente fazer coisas que não são resultado do nosso desfrute interior com o Senhor, mas sim para cumprir regras exteriores provenientes da religião dos homens. Deus criou o homem para o cumprimento do seu propósito. Porém Satanás, com o fim de usurpar o homem, formou na terra um sistema anti-Deus, sistematizando os homens com a religião, cultura, educação,indústria, comércio e diversão. A verdadeira religião produz frutos espirituais. A Bíblia diz em Mateus 21:43 “Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus e será dado a um povo que dê os seus frutos.” A verdadeira religião é ajudar os outros e manter-se fiel ao Senhor, a sua palavra. Tiago 1:27 diz: “a religião pura e imaculada diante de nosso Deus e pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guarda-se isento da corrupção do mundo”.

Então, qual é a sua religião?

Versão para imprimir | Enviar por email | Comente!

Participe

Diga-nos o que você achou do Desfrute.net. Envie-nos o seu comentário ou sugestão!"


Leia com Oração

Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

1Timóteo 2:2-4


Gostou do site?
Então recomende!
Todos os direitos reservados.
Para reproduzir conteúdo deste site no todo ou em parte, entre em contato.