Desfrute.net - A Palavra de Deus como nosso alimento diário Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade - 1 Timóteo 2:3-4

Canais

· Página Inicial

· Artigos

· Dicionário Bíblico

· Weblog

· Guia de Sites

· Livro de Visitas


Sobre o Site

· Cremos que...

· Nossa visão

· Desfrute!?


Etc

· Contate-nos

· Mapa do Site

Sobre o texto
Seção
Artigos

Publicado em
14-03-2004

Versão para Imprimir

Enviar por email

Comente!

O Pecado e Os Pecados

Muitos cristãos hoje estão cheios de dúvida a respeito do que seja o pecado (a natureza pecaminosa na carne) e o que são os pecados (as transgressões, os atos pecaminosos). Em função desta dúvida, eles são frequentemente acusados por Satanás e isto os impede de ter uma vida gloriosa e vencedora para a honra e glória do Senhor.

Qual a diferença entre o pecado e os pecados. Aparentemente parece apenas que um é o plural do outro. Mas não! Há várias diferenças. Os pecados são os erros que cometemos. Já o pecado é o princípio que opera na carne do homem, levando-o a cometer pecados. Sejam quais forem os pecados que cometemos, é o princípio do pecado que nos leva a cometê-los. Os pecados tocam nosso consciência e são lavados pelo sangue de Cristo, mais o pecado toca a nossa vida e se opõe a vida de Deus que habita em nosso espírito.

O hino "A Certeza e Alegria da Salvação - Livrados pelo Senhor" escrito pelo irmão Haldor Lillenas diz:

1 - Antes atado pelo pecado,
Lutava qual escravo, em vão;
Mas recebi total liberdade,
Quando Jesus rompeu meus grilhões.

Coro:
Que liberdade maravilhosa!
Não mais pecado na me prender!
Cristo, libertador glorioso,
Hoje e sempre, meu há de ser.

2 - Livre de todo afeto da carne,
E das mundanas, vãs ambições;
Livre de inveja, ódio e luta,
Das ansiedades e aflições!

3 - Livre do orgulho e das tolices,
Da atração do ouro a brilhar;
Livre do mau humor e da ira,
Que liberdade! gozo sem par!

4 - Livre do medo e seus tormentos,
Da inquietude e toda dor;
Livre em quem rompeu os grilhões meus;
Livre em Cristo, meu Redentor.


Certamente o irmão Haldor se baseou em Romanos 6, 7, 8 e Gálatas 5 para escrever este hino. Nestas porções da palavra vemos que, se nós cremos no Senhor Jesus e temos um vida em Cristo, ou seja, voltada para o nosso espírito que está cheio de O Espírito, nós estamos livres do pecado, da escravidão da natureza pecaminosa que habita na carne.

Sabemos que o pecado (a natureza pecaminosa, ou seja, o princípio que leva a cometermos pecados) habita na carne do homem. Romanos 7:15,17 diz "Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. (...) Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim". Isto acontece porque Satanás contaminou a carne do homem (Romanos 5:12 "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram").

No entanto, pela morte do Senhor Jesus na cruz, a carne foi crucificada, o nosso velho homem foi destruído, o corpo do pecado foi eliminado e assim não mais servimos ao pecado como escravos, ou seja, não estamos mais sobre a influência da natureza pecaminosa. Veja:

(Romanos 6:6-7) "sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado."

Mas por que, mesmo diante de tal verdade bíblica maravilhosa nós ainda pecamos? Em 1Jo 1:8-10 vemos: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." Ou seja, nós, mesmo salvos e tendo a Vida de Deus habitando em nosso espírito, eventualmente ainda cometemos pecados e precisamos do Sangue de Cristo para nos purificar.

Ainda pecamos porque, para não sermos mais escravos da lei do pecado, precisamos estar com a nossa mente, que controla todo a nossa expressão prática (a nosso alma = mente + vontade + emoção), voltada para o nosso espírito, onde habita O Espírito. Só assim estamos livres do poder de dominação da natureza pecaminosa da carne. Veja Romanos 8:2,6: "Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. (...) Porque a mente posta na carne dá para a morte, mas a mente posta no Espírito, dá para a vida e paz."

Isto quer dizer que todas as vezes que não estamos no espírito, voltado para o espírito, sendo conduzido pelo espírito, nós automaticamente caímos e cometemos pecados. Se a nossa mente, a parte líder da nossa alma, for controlada pela carne, onde habita o pecado, nós cometemos pecados.

Gálatas 5:19-25 diz "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." Se estamos vivendo segunda a carne, ofendemos a Deus e não temos como agradá-lo (Romanos 8:8). Mas, se estamos no espírito, vindo segundo Aquele que nos salvou e hoje habita no nosso interior, temos um viver vencedor e que certamente nos prepara como virgens puras para o nosso Senhor (2Co 11:2).

Mas como estar constantemente no espírito? A resposta está em Efésios 5:18-12:

"E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo."

Aleluia! Que o Senhor Jesus possa nos dar tal experiência de estarmos na esfera do espírito todo o tempo!

Versão para imprimir | Enviar por email | Comente!

Participe

Diga-nos o que você achou do Desfrute.net. Envie-nos o seu comentário ou sugestão!"


Leia com Oração

Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

1Timóteo 2:2-4


Gostou do site?
Então recomende!
Todos os direitos reservados.
Para reproduzir conteúdo deste site no todo ou em parte, entre em contato.