Desfrute.net - A Palavra de Deus como nosso alimento diário Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade - 1 Timóteo 2:3-4

Canais

· Página Inicial

· Artigos

· Dicionário Bíblico

· Weblog

· Guia de Sites

· Livro de Visitas


Sobre o Site

· Cremos que...

· Nossa visão

· Desfrute!?


Etc

· Contate-nos

· Mapa do Site

Sobre o texto
Seção
Artigos

Publicado em
23-01-2004

Versão para Imprimir

Enviar por email

Comente!

Um Coração Adequado Para o Senhor

Aprendemos um hino novo que realmente toca o nosso coração. A letra do mesmo é:

1 - Sobre todas as coisas
Que eu devo guardar,
Guardo o meu coração
Porque dele procedem
as fontes da vida

2 - Todas as impurezas
Que ha' no intimo meu,
Vem Senhor, remover
Pois conheces e sondas
Meu ser por completo.

Coro 1
Guardo no coração tuas palavras
Para contra ti não pecar.
Eu descanso bem seguro em Tuas mãos
E me alegro e exulto ao
Te amar.

3 - Da'-me um coração novo
Tenro, puro e singelo.
Nele vem inscrever
Toda a Tua aliança, pois
A Ti pertenço.

4 - Hoje eu quero amar-te
Muito mais do que ontem,
Com o total do meu ser:
Coração alma, forca e entendimento.

Coro 1

5 - São felizes aqueles
Limpos de coração,
Pois verão ao Senhor
E terão galardão de
reinar junto a Ele.

6 - Quando a ti me rendo
A vitoria e' certa
Pois contigo meu Deus
Desbarato exércitos e
Salto muralhas.

Coro 2
Graças dou-Te, o' Deus,
Porque em Cristo
Sempre me conduz a triunfar,
E a ser parte de uma geração fiel,
Que almeja sempre Te agradar.

O coração do homem é o somatório de toda a sua alma (mente, vontade e emoção) mais a sua consciência, uma das partes do espírito humano. É através dele que temos uma vida prática, pensamos, nos relacionamos, nos emocionamos, decidimos pelas coisas. Ele também é a porta de entrada para Deus penetrar em nosso ser. Quando ouvimos a palavra de Deus, inicialmente a recebemos na mente, mas é através da consciência que ela chega ao nosso espírito. A Palavra é Espírito e assim ela traz vida para nós.

"O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida." - João 6:63

Sendo assim, o coração é o "canal", o meio pelo qual a palavra como espírito e vida chega até nós. Mas aí é que está o problema. Imagine se o "canal" estiver sujo. Ou obstruído. Ou até mesmo bloqueado. Quando nosso coração não está adequado, fica difícil recebermos um suprimento adequado de vida do Senhor.

"E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. Atendei vós, pois, à parábola do semeador. A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um." (Mateus 13:3-8,18-23)

Existem 4 condições possíveis para o nosso coração:

1) A beira do caminho

Este é um coração endurecido pelo trânsito do mundo, as preocupações com as coisas do dia-a-dia, o corre-corre do trabalho, a vida familiar, a confiança em si próprio, o sucesso profissional. Uma semente tem dificuldade de germinar num solo duro e seco. Assim a semente não penetra e acaba sendo levada pelas enganações e distrações de Satanás.

2) Rochoso

Este é um coração cheio de pedras ocultas. Por cima parece uma terra adequada, mas no fundo está lotado pedras: pecados ocultos, problemas com irmãos, pensamentos impuros, iniquidades. Neste solo não há como as raízes serem profundas e capazes de resistir. Elas ficam superficiais e enfraquecidas.

3) Entre os espinhos

Este é um coração que está abafado pelas coisas do mundo e pela riqueza. O mundo, o sistema que Satanás criou (João 16:11) para nos distrair e enganar, além de endurecer o nosso coração, também o cerca de espinhos: preocupações com as coisas comuns, moradia, alimentação, emprego, estudo, saúde, etc. Isto nos distrai bastante dos verdadeiros propósitos do Senhor para a nossa vida, sendo que estas preocupações acabam se transformando na fascinação pelas riquezas, que na verdade é idolatria relacionada a Mamom, o deus das riquezas (Mateus 6:24).

4) Boa terra

Este é um coração adequado ao Senhor. Ele é puro (Mt 5:8). Não há pedras e espinhos, mas apenas terra fofa e úmida preparada para o plantio da palavra como semente. É uma terra arada e preparada para que a vida do Senhor cresça e atinja todo o nosso ser. Assim poderemos expressá-lo e gerar frutos para ele.

Este é o desejo do Senhor, que tenhamos um coração limpo e puro, preparada para frutificar a 30, 60 e 100 por um. Pelo plantio da semente adequada (a divina semente - 1Jo 3:9) e no solo adequada, toda a Terra será tomada para a grande colheita da volta do Senhor.

"Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu!" - Apocalipse 14:14-15


Versão para imprimir | Enviar por email | Comente!

Participe

Diga-nos o que você achou do Desfrute.net. Envie-nos o seu comentário ou sugestão!"


Leia com Oração

Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

1Timóteo 2:2-4


Gostou do site?
Então recomende!
Todos os direitos reservados.
Para reproduzir conteúdo deste site no todo ou em parte, entre em contato.