Desfrute.net - A Palavra de Deus como nosso alimento diário Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade - 1 Timóteo 2:3-4

Canais

· Página Inicial

· Artigos

· Dicionário Bíblico

· Weblog

· Guia de Sites

· Livro de Visitas


Sobre o Site

· Cremos que...

· Nossa visão

· Desfrute!?


Etc

· Contate-nos

· Mapa do Site

Sobre o texto
Seção
Artigos

Publicado em
27-12-2003

Versão para Imprimir

Enviar por email

Comente!

Algumas Dúvidas Sinceras

Recentemente, uma irmã, nos enviou uma mensagem com várias dúvidas. Tentamos respondê-la, mas sua caixa postal, por algum motivo que desconhecemos, não recebia e-mail. Então decidimos publicar no Desfrute.net a nossa resposta, tendo em vista que, possivelmente, estas sejam também dúvidas de outros irmãos e irmãs que têm tido contato conosco. Que o Senhor seja luz a todos nós.

A íntegra do e-mail que recebemos da irmã é esta:

"OLÁ, IRMÃOS: Em primeiro lugar, gostaria de dizer que já participei algumas vezes da reunião na cidade onde moro, e gostei muito, nunca me senti tão bem acolhida.

Busquei algumas informações doutrinarias sobre \"a local\", e tenho alguns questionamentos para perguntar. Pediria que fossem respostas diretas, quero saber simplesmente se é verdade ou não.

é verdade que a crença da igreja fundada por W.Lee, é exclusivista?
Só os membros da igreja em..., são salvos?
è verdade que vcs.crêem que satanás habita em nós?
é verdade que vcs, não incentivam a leitura bíblica e ensinam somente o \"orar ler \", o que é isso?
é verdade que a palavra/escritos de W.lee tem o mesmo peso que a Bíblia?
porque vcs.são considerados uma seita?
Para vcs. Jesus Cristo é o Senhor?
Esclareça, por favor, \"cremos que Jesus Cristo é espírito.\"
Desculpem-me a sinceridade, mas não há ninguém que possa esclarecer com maior clareza do que vcs, obrigada.

Esqueci de mais dois pontos:
Vcs. não oram nas reuniões?Vocês oram?
Porque vcs. cumprimentam com amém?
Obrigada por me esclarecerem essas dúvidas."

Tentaremos responder as dúvidas de forma clara e simples:

1) "Busquei algumas informações doutrinarias sobre 'a local'"

Estas informações que você buscou, irmã, estão baseadas em fatos? Você verificou a idoneidade das informações que te foram passadas? Checou na fonte, origem? Uma boa parte da confusão sobre a Igreja são provenientes de informações truncadas, de alguém que leu alguma coisa e fez comentários sobre partes isoladas, dando o parecer que lhe convinha, e muitos cristãos repassam estas informações sem as verificar nos livros citados. Confira as informações na fonte e julgue através da unção interior.

2) "Igreja fundada por W.Lee"

W.Lee não fundou a igreja. A igreja surgiu em Atos 2, através da pregação de Pedro e é revelada que a base que os apóstolos usavam era a base local, em Atos 8:1 quando aparece a expressão: "igreja em Jerusalém", depois em Atos 13:1 "igreja em Antioquia". Preste atenção no endereçamento das 7 cartas envidas as 7 igrejas da Ásia que eram 7 cidades em Ap 1:11,20 e Ap 2-3. Veja também 1Co 1:2 e 2Co 1:1. Muitos anos antes de W.Lee, Deus já havia revelado a outros irmãos que a Igreja é única, não deve ser dividida por doutrinas e se expressa de cidade em cidade. O irmão W.Lee foi cooperador do irmão W.Nee, que foi o servo de Deus usado grandemente na restauração da base local da igreja.

3) "É verdade que a crença da Igreja fundada por W.Lee, é exclusivista?"

A Igreja não é "exclusivista", mas "inclusivista" (desculpe-nos o neologismo), pois inclui todos os salvos que estão na cidade, independente se estes têm a visão de que somos membros da mesma Igreja ou não. A Igreja recebe a todos a quem Cristo recebeu, independente da doutrina. Se Cristo o salvou e acolheu, a Igreja também o acolhe e recebe como seu membro.

4) "Só os membros da igreja em..., são salvos?"

Não. Todos que se arrependeram de seus pecados e receberam a Jesus como Senhor e Salvador são salvos, independente da doutrina ou local (lugar) onde se reúnem.

5) "É verdade que vocês crêem que Satanás habita em nós?"

Não. Literalmente Satanás não habita em nós, mas o pecado habita em nós (cf. Rm 7:20). Analogamente, o pecado é a expressão de satanás. Apesar de salvos, eventualmente cometemos algum pecado. Não que pequemos porque queiramos, mas o pecado em nós nos leva a isto, então o Espírito, nos ilumina e nos leva ao arrependimento e confissão ao Senhor.

6) "É verdade que vocês não incentivam a leitura bíblica e ensinam somente o 'orar-ler'?"

Não. Todos os irmãos que se reúnem na base da unidade (base local) são encorajados a lerem toda a Bíblia, no mínimo, uma vez por ano. Nas reuniões da Igreja a Bíblia, que contém a pura Palavra de Deus, é usada amplamente.

7) "'Orar-ler', o que é isso?"

É tomar a Palavra da Bíblia como sua oração, ou seja, orar o que está escrito. É ler orando, transformando a palavra de Deus na sua oração. Veja Ef 6:17b,18a.

8) "É verdade que a palavra/escritos de W.lee tem o mesmo peso que a bíblia?"

Não. Mas tudo o que ele ministrou está baseado e de acordo com a Bíblia.

9) "Por que vocês são considerados uma seita?"

Porque ousamos dizer que a Igreja é UMA e ousamos VIVER isto na prática. Ousamos declarar que o sistema de denominações não expressa a unidade da igreja e que todos os irmãos deveriam deixar suas placas, se unir como uma igreja em cada cidade, assim como é demonstrado na Bíblia, dando testemunho da unidade do Corpo de Cristo. Veja também o artigo "Seitas e Heresias: afinal, o que são?" publicado no Desfrute.net em 16/03/2003.

10) "Para vocês Jesus Cristo é o Senhor?"

Sim!!! Ele é o SENHOR!!! E cremos que é Ele quem está restaurando a Igreja.

11) "Esclareça, por favor, 'cremos que Jesus Cristo é espírito.'"

Há mais de uma dezena de versículos na Bíblia que mostram que o Senhor é o Espírito, e que Ele habita em nós. Exemplos: 2Co 3:17; Rm 8:10,11; 1Co 15:45; Jo 14:17,20; Jo 16:7,13; Ef 3:17; Cl 1:27.

12) "Vocês não oram nas reuniões? Vocês oram?"

Sim! Oramos em todas as reuniões e temos inclusive reuniões específicas de oração. As orações, geralmente, iniciam todas as reuniões, mas por vezes, oramos também durante e depois das reuniões. Varia um pouco de igreja para igreja, ou cidade para cidade. Mas o importante é deixar o Espírito conduzir as reuniões.

13) "Porque vocês cumprimentam com 'amém'?"

Porque o Senhor Jesus é o Amém! Veja o publicado no Dicionário Bíblico: AMEN: firme, inamovível, confiável; verdadeiro. "Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus" (Apocalipse 3:14). Amém, em grego, significa firme, inamovível ou confiável. A cada uma das sete igrejas, o Senhor se refere, respectivamente, ao que Ele é e ao que Ele faz, de acordo com a condição delas. Para a igreja em Laodicéia, Ele se refere a Si mesmo como o Amém. O Senhor é Aquele que é firme, inamovível e confiável, Ele é a testemunha fiel e verdadeira.

Gostamos da sinceridade das perguntas que recebemos. Numa época em que estamos na iminência da volta do Senhor, com tantas "igrejas" (denominações), é normal qualquer cristão ficar confuso. Mas devemos lembrar de usar o Espírito, que se move como a unção em nosso interior, nos ensinando todas as coisas (1Jo 2:27). Também devemos conferir tudo com a Bíblia. O melhor caminho é desfrutar o Senhor e Ele mostrará que nesta época tão confusa Ele não está inerte, mas restaurando Sua Igreja para que possa voltar.

Adicionalmente, recomendamos a leitura dos seguintes livros:

1) "Paletras Adicionais Sobre a Igreja" - Watchman Nee

2) "Ortodoxia da Igreja" - Watchman Nee

3) "A Peculiaridade, a Generalidade e o Sentido Prático da Vida da Igreja" - Witness Lee

Versão para imprimir | Enviar por email | Comente!

Participe

Diga-nos o que você achou do Desfrute.net. Envie-nos o seu comentário ou sugestão!"


Leia com Oração

Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

1Timóteo 2:2-4


Gostou do site?
Então recomende!
Todos os direitos reservados.
Para reproduzir conteúdo deste site no todo ou em parte, entre em contato.