Desfrute.net - A Palavra de Deus como nosso alimento diário Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade - 1 Timóteo 2:3-4

Canais

· Página Inicial

· Artigos

· Dicionário Bíblico

· Weblog

· Guia de Sites

· Livro de Visitas


Sobre o Site

· Cremos que...

· Nossa visão

· Desfrute!?


Etc

· Contate-nos

· Mapa do Site

Sobre o texto
Seção
Artigos

Publicado em
11-06-2003

Versão para Imprimir

Enviar por email

Comente!

Harmonizados em Cristo

Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. (1 Coríntios 1:10)

Este versículo nos revela um dos principais problemas na igreja em Corinto: a falta de harmonia, que se manifestava no fato de os irmãos ali não falarem a mesma coisa. A desarmonia é um sinal da alma ainda não transformada. Se não temos todos o mesmo falar, é porque existe orgulho, ego, opinião do homem. Tudo isso provém de nossa alma que não passou pela lição da cruz.

O problema da alma é o maior problema na vida da igreja. Uma prova disso é nossa dificuldade em aceitar essa afirmação. Ou será que sempre concordamos que o problema está em nós mesmos, em nossa alma, não nos outros? O Senhor precisa nos libertar de nossa justiça própria, que sempre encontra nos outros a causa dos problemas.

Em 1:10, a palavra grega usada para "sejais inteiramente unidos" é "katartizo". Essa palavra significa consertar, reparar, restaurar (algo que foi quebrado ou se rompeu). É a mesma palavra traduzida para "consertar" em Mateus 4:21, no sentido de remendar as redes. Podemos entender que se não estivermos em harmonia, a vida escapa pelos buracos na rede. Por isso é importante manter a rede sem furos, tendo o mesmo pensamento e mesmo parecer.

Paulo estava em Éfeso quando escreveu a epístola aos coríntios. Ele fora informado pelos da casa de Cloe de que havia contendas ali. A contenda consistia no fato de uns dizerem pertencer a Paulo, outros a Apolo, outros a Cefas e ainda outros que se diziam de Cristo (v. 12). Certamente cada grupo tinha seus motivos para se auto-denominar assim. Mas eram motivos naturais, da vida da alma. O apóstolo então lhes pergunta: "Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?" (1:13). Nós somos o Corpo de Cristo. E o Corpo não está dividido. Portanto, não podemos fazer grupos dentro do Corpo. Nem mesmo criar um grupo "de Cristo" dentro do Corpo é correto; também é divisão.

Isso certamente expõe a situação atual do Cristianismo. Existem inúmeros grupos diferentes, levantados sobre o nome de homens, ou sobre alguma revelação da Palavra, prática ou doutrina. Hoje em dia é estranho alguém se dizer apenas "cristão", pois é normal pertencer a este ou àquele grupo.

Por outro lado, se o fato de praticarmos o que é correto à luz da Palavra nos faz dividir do resto do Corpo, também estamos no erro. Somos então igual àqueles que se diziam "de Cristo", formando um subgrupo dos "de Cristo" dentro do Corpo.

Podemos ter gratidão a quem o Senhor tem usado para nos ajudar espiritualmente, mas não devemos exaltar a homens. Não podemos pertencer a este ou àquele irmão. Também devemos ter cuidado para não formar "panelinhas". Isso é algo muito comum e natural (do homem natural). Nossa alma prefere pessoas com quem temos mais afinidade, mais coisas em comum, que pensam igual a nós. Porém, o que deve nos unir no Corpo não são as afinidades naturais, mas a vida de Deus.

Precisamos, então, remendar a nossa rede, "sendo inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer". Isso só é possível através da cruz. Se não crucificamos nossa opinião, preferências, enfim, tudo o que é proveniente da vida da alma, nossa rede está cheia de buracos, e toda a vida que ganhamos se esvai. Que o Senhor nos dê graça para aprendermos esta lição.

Versão para imprimir | Enviar por email | Comente!

Participe

Diga-nos o que você achou do Desfrute.net. Envie-nos o seu comentário ou sugestão!"


Leia com Oração

Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

1Timóteo 2:2-4


Gostou do site?
Então recomende!
Todos os direitos reservados.
Para reproduzir conteúdo deste site no todo ou em parte, entre em contato.