Desfrute.net - A Palavra de Deus como nosso alimento diário Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade - 1 Timóteo 2:3-4

Canais

· Página Inicial

· Artigos

· Dicionário Bíblico

· Weblog

· Guia de Sites

· Livro de Visitas


Sobre o Site

· Cremos que...

· Nossa visão

· Desfrute!?


Etc

· Contate-nos

· Mapa do Site

Sobre o texto
Seção
Artigos

Publicado em
13-08-2002

Versão para Imprimir

Enviar por email

Comente!

A Lição de Éfeso

A experiência da igreja em Éfeso deve servir para que sejamos vacinados contra a degradação. Desviar-se do ensinamento dos apóstolos resulta em perder o primeiro amor. E o amor é o que move a economia de Deus. A consequência de perder o primeiro amor é a degradação.

Em Apocalipse vemos que a igreja em Éfeso é aquela que havia perdido o primeiro amor. Não foi à toa que em sua epístola aos efésios, Paulo mencionou várias vezes o amor:

...para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor (1:4);
Deus... pelo seu muito amor com que nos amou (2:4);
...estando arraigados e fundados em amor (3:17);
...conhecer o amor de Cristo... para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. (3:19);
...suportando-vos uns aos outros em amor (4:2);
...seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (4:15);
...todo o corpo ...para sua edificação em amor. (4:16);
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós... (5:2);
Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo. (6:23).

O amor é o combustível que tem levado adiante a economia de Deus através dos tempos. Deus é amor, e é nesse amor que somos edificados.

Depois de ter escrito a epístola à igreja em Éfeso, Paulo escreveu a Timóteo, orientando-o para permanecer em Éfeso, a fim de admoestar alguns para que não promovessem ensinamento diferente, nem se ocupassem com fábulas e genealogias sem fim, que não produzem a economia de Deus (1Tm 1:15). Aqui vemos como estava a situação em Éfeso. E dois anos após, em sua segunda epístola a Timóteo, ele menciona mais uma vez: "os que estão na Ásia se apartaram de mim" (2Tm 1:15). As igrejas na Ásia, incluindo a igreja em Éfeso, haviam se desviado do ensinamento dos apóstolos, ministrado por nosso irmão Paulo.

Não surpreende, portanto, que 20 anos depois, o próprio Senhor tenha admoestado, exortado e encorajado a igreja em Éfeso: "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor" (Ap 2:4). Apesar de possuir várias qualidades espirituais, eles haviam perdido o Senhor como seu primeiro amor.

O ensinamento do Novo Testamento nos leva a um relacionamento de amor com Cristo. O alvo de Paulo era gerar nos irmãos tal amor pelo Senhor. Quando as igrejas na Ásia se afastaram do seu ministério, eles estavam se afastando daquilo que mantinha Cristo como o seu primeiro amor.

O que o Senhor deseja hoje é que estejamos enraizados em amor. Desse modo, a fonte de tudo o que fizermos será nosso amor por Ele. Mas o que produz em nós esse coração é o ensinamento neotestamentário, o ensinamento dos apóstolos. Vamos nos agarrar a esse ministério para que sejamos levados de volta ao Senhor como nosso primeiro, melhor e único amor.

Baseado em:
http://www.ftta.org/cs/feb01/feb01HT2.htm

Versão para imprimir | Enviar por email | Comente!

Participe

Diga-nos o que você achou do Desfrute.net. Envie-nos o seu comentário ou sugestão!"


Leia com Oração

Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

1Timóteo 2:2-4


Gostou do site?
Então recomende!
Todos os direitos reservados.
Para reproduzir conteúdo deste site no todo ou em parte, entre em contato.